Formado pela Faculdade de Medicina da USP em 2004, concluiu Residências Médicas em Clínica Médica (2007) e Psiquiatria (2010) pelo Hospital das Clínicas da mesma faculdade. Doutor em Neurociências pela USP, com Doutorado-Sanduíche na Harvard Medical School, em 2012. Realizou Pós-Doutorado na Universidade de Munique em 2017-2018. Atualmente Livre-Docente do Departamento de Psiquiatria, Professor Associado da Faculdade de Medicina da USP e Chefe do Serviço de Neuromodulação no Instituto de Psiquiatria (SIN-IPq).
Como pesquisador, destacou-se como um dos pesquisadores mais citados do mundo em 2019, 2020, 2021 e 2022, de acordo com ranking internacional elaborado pela Clarivate Analytics. Possui mais de 250 artigos científicos publicados, muitos deles em revistas de alto impacto como New England Journal of Medicine, JAMA Psychiatry, Molecular Psychiatry, Lancet Psychiatry e American Journal of Psychiatry. Participa regularmente de conferências nacionais e internacionais como palestrante e atua como revisor de comitês de pesquisa da Alemanha, França, Bélgica, Reino Unido, Canadá e Brasil.
Como psiquiatra, supervisiona o atendimento de casos neuropsiquiátricos complexos, avaliando como utilizar as técnicas de neuromodulação para obter benefício clínico. Entre os tratamentos preconizados, destacam-se a estimulação magnética transcraniana (EMT) e a estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC). Promove cursos regulares com o objetivo de disseminar conhecimento em neurociências para clínicas privadas e serviços públicos no Brasil.